Anemia infecciosa em felinos: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n04a795.1-5Palavras-chave:
anemia infecciosa em felinos, Mycoplasmose haemofelis, icterícia, anorexiaResumo
A anemia infecciosa em felinos é uma patologia causada por uma bactéria que tem como objetivo a destruição dos eritrócitos, causando vários sintomas e sinais clínicos como hiporexia, perda de peso, icterícia, colúria, pirexia entre outros. Um felino sem raça definida, macho, 3 anos de idade, foi atendido na Clínica Veterinária Casa dos Bichos, Santos, São Paulo, com queixa principal de hiporexia e perda de peso a cerca de cinco dias. Ao exame físico, verificou-se mucosas ictéricas e com tempo de preenchimento capilar em cinco segundos, turgor cutâneo diminuído, linfonodos sem alteração durante a palpação, temperatura corpórea 39,4°C. A avaliação hematológica foi observada anemia e presença de Mycoplasma haemofelis. O ultrassom abdominal com esplenomegalia acentuada. A terapia antimicrobiana foi prescrita com hiclato de doxiciclina 5 mg/kg; a cada 12 horas/30 dias. Por se tratar de uma patologia pouco identificada na rotina, exames hematológicos devem ser inclusos aos pacientes felinos para um diagnóstico e tratamento mais breve.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adriano Quirino da Silva, Bruno Roque Lima, Alexandre Fakih Cascardi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.