Pododermatite em coelho: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n05a823.1-6Palavras-chave:
Animais exóticos, domesticação, resistência, tratamentoResumo
A pododermatite é uma enfermidade frequente encontrada em diversas espécies aos quais ocasiona lesões podais e deformidades dos membros, dependendo do grau da lesão. Em coelhos, a doença apresenta caráter multifatorial; porém, o mais comum é o desenvolvimento por excesso de peso. Nesta doença é possível observar a presença de úlceras com desenvolvimento de Osteomielite desencadeadas por ação de bactérias. As bactérias mais comuns são Staplylococcus aureus e Pasteurella multocida. Neste relato foi possível observar a bactéria Acinetobacter baumannii que é muito encontrada em laboratórios clínicos humanos. Durante o trabalho foi feito comparações entre tratamentos desenvolvidos por diferentes autores. O principal objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico envolvendo a pododermatite ulcerativa em coelho de companhia associado ao quadro de miíase e otite inflamatória recidivante. Além disso, foi desenvolvida uma discussão sobre os tratamentos desenvolvidos demonstrando a real importância da necessidade de diagnósticos por citologia e antibiograma para identificação do patógeno presente de modo a evitar tratamento excessivo e resistência bacterina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Izabella do Carmo Otoni, Marcela Carvalho Ortiz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.