Utilização da raspa da mandioca na alimentação animal
DOI:
Palavras-chave:
raspa de mandioca, alimentação, concentração energética, subprodutosResumo
A raspa de mandioca é constituída pela raiz da mandioca integral, ou seja, polpa e casca, que é picada e seca ao sol e posteriormente moída. É um alimento essencialmente energético devido aos altos conteúdos de amido e baixos níveis de proteína, lembrando que a energia é o nutriente quantitativamente mais necessário nas dietas para as diferentes espécies animais. Do mesmo modo que a mandioca apresenta baixo nível protéico (2 a 4% na MS), devido a esta limitação uma dieta a base de raspa de mandioca deve ser corrigida os níveis de proteína. Ela é rica em aminoácidos como lisina, porém, deficiente em metionina, triptofano e cistina. A raspa integral de mandioca é uma ótima alternativa como fonte energética na alimentação animal, podendo substituir em grande parte das rações o milho ou o sorgo. Onde deve ser usada respeitando as restrições de cada espécie devendo ser corrigida sua deficiência protéica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 André Santos de Souza, Renderson Welington Gonçalves, Everton de Sousa Pereira Silva, Gustavo Almeida Mendes, Daniel Costa do Santos, Thiago Lacerda Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.