Avaliação das campanhas de vacinação anti-rábica de animais domésticos em Teresina-PI no período 2007/2008
DOI:
Palavras-chave:
Raiva; cão; gatoResumo
Avaliou-se a eficácia das campanhas de vacinação anti-rábica animal em Teresina-PI, no período 2007/2008, levando em consideração a cobertura vacinal e a estimativa da população canina e felina. O perfil dessa população animal foi traçada a partir dos dados coletados nas citadas campanhas pela Gerência de Zoonoses e cedidos para o presente estudo. No ano de 2007 foram vacinados 119.459 animais (99,3% da meta), e em 2008, 106.517 animais, o que corresponde a 92,2% da meta estabelecida. Nas campanhas estudadas, a maioria dos animais vacinados foi da espécie canina, 74,66% e 77,72% respectivamente, bem como do sexo masculino (59,05% e 58,41%). Observou-se que, no período estudado, a população animal teve uma estimativa de crescimento de 0,02 % apenas, o que superestima as coberturas vacinais. Com relação ao perfil dos animais, corroborou-se com estudos anteriores, onde os cães machos são a preferência dos criadores de animais domésticos de estimação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Simone Mousinho Freire, Keline Medeiros de Araújo, Mariane de Moraes Costa, Ângela Piauilino Campos, Fernando Luiz Lima de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.