Neoplasia mamária: Relato de caso
DOI:
Palavras-chave:
glândula mamária, neoplasia mamária, mastectomiaResumo
As glândulas mamárias são os locais mais afetados pelas neoplasias em fêmeas caninas, sendo raras naquelas com menos de 2 anos de idade. As fêmeas caninas geralmente apresentam 5 pares de glândulas mamárias, em contrapartida, as gatas possuem 4 pares. Dados como idade, histórico reprodutivo, presença de aumento de volume de mamas e linfonodos regionais, atuam como base para o diagnóstico de neoplasia mamária. Para definir uma opção de tratamento é necessário considerar o estágio em que o tumor se encontra, entre elas é possível escolher entre excisão cirúrgica, quimioterapia, radioterapia ou até mesmo combinar os tratamentos, no entanto a intervenção cirúrgica é o tratamento de escolha para as neoplasias mamárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Fabrieli Tatiane Lusa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.