Produção de forrageiras hidropônicas de três espécies de poáceas, no inverno
DOI:
Palavras-chave:
hidroponia, densidade de semeadura, idade de colheita, aveia-preta, centeio, cevadaResumo
Com objetivos de quantificar a produção de forrageiras hidropônicas de três espécies de poáceas (gramíneas) produzidas no inverno, bem como identificar a densidade adequada de sementes e estabelecer a melhor época de colheita da forragem, foi conduzido um experimento no inverno de 2002, em túnel alto no Departamento de Fitotecnia da UFSM, Santa Maria, RS. Foram testadas aveia-preta, centeio e cevada, com cinco densidades de semeadura (0,5; 1,0; 1,5; 2,0 e 3,0 kg m-2) em três épocas de colheita (7, 14 e 21 dias). O delineamento experimental foi completamente casualizado com seis repetições. As variáveis avaliadas foram altura de planta, fitomassa fresca e seca. Conclui-se que para produzir forrageiras hidropônicas no inverno, a cevada e o centeio são as espécies mais recomendadas; a densidade de 2,0 kg m-2 de sementes é a mais adequada; a melhor época de colheita é aos 14 dias após a semeadura.Palavras-chave: hidroponia, densidade de semeadura, idade de colheita, aveia-preta, centeio, cevada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Osmar Souza dos Santos, Alfredo do Nascimento Júnior, Diniz Fronza, Hercules Nogueira Filho, Denise Puntel Basso, Daniel Gonçalves da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.