Cistorrafia em cão pós trauma automobilístico: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n05a822.1-7Palavras-chave:
Bexiga, cão, ruptura, procedimento cirúrgicoResumo
O sistema urinário de cães e gatos podem ser acometidos por diversas patologias, das quais umas das mais frequentes está a ruptura da vesícula urinaria, que pode ser ocasionada por diversos fatores, o qual destaca-se os traumáticos como mais frequentes, como consequência do extravasamento da urina para a cavidade, diversos sinais clínicos são observados, sendo que quando não tratados, assim como a causa primaria, podem levar o paciente a óbito. O diagnóstico para tal enfermidade vai desde os exames físicos aos complementares e tem como tratamento definitivo a cistorrafia. O presente trabalho relata um caso de uma ruptura de bexiga em cão ocasionada por um trauma automobilístico, o paciente em questão após o acidente, foi atendido em clínica particular, onde foi diagnosticado com tal enfermidade mediante exames físicos, em seguida foi encaminhado para o hospital veterinário universitário da universidade federal do Piauí para que fosse submetido ao procedimento cirúrgico de cistorrafia, todos os procedimentos adotados bem como a experiência do cirurgião foram de grande importância para a recuperação do paciente, que hoje se encontra totalmente recuperado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antonio Jackson Sousa Lima, Ivanilce Nunes Rodrigues, Wagner Costa Lima, Dayanne Anunciação Silva Dantas Lima, Larissa Fernanda Soares Lima, Sérgio Henrique Costa Júnior, Vanessa Rodrigues Barbosa, Yuri Luiz Boechat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.