Uso do sorgo na alimentação de frangos de corte
DOI:
Palavras-chave:
.Resumo
Um dos problemas enfrentados pelos produtores, no Brasil, é a disponibilidade de milho no mercado, sendo que em períodos de menor oferta os preços da saca atingem patamares que por vezes oneram o custo de produção. Com isso, várias pesquisas estão sendo feitas com o objetivo de mostrar que os alimentos alternativos, como sorgo podem ser utilizados nas rações sem comprometer o desempenho das aves. O sorgo possui características nutritivas semelhantes às do milho, apesar de ligeiramente inferior em valor energético, é um pouco mais rico em proteína em torno de 8 a 9%. Possui baixo teor de xantofila e caroteno, responsáveis pela pigmentação na pele dos frangos. O principal fator antinutricional do sorgo é o tanino, que atualmente a tedência é considerado-lo com e sem tanino, e não mais com alto, médio e baixo tanino. O tanino, quando presente, pode inibir algumas enzimas do sistema digestivo ou se complexar com proteínas afetando a digestibilidade. De acordo com as pesquisas realizadas, o uso do sorgo em dietas de frangos de corte alcançou o mesmo desempenho obtido em dietas à base de milho o que mostra ser uma excelente alternativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Carolina Magalhães Caires Carvalho, Evandro de Abreu Fernandes, Alexssandre Pinto de Carvalho, Renata Magalhães Caires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.