Leucose enzoótica bovina: Revisão literária
DOI:
Resumo
A Leucose enzoótica bovina foi descrita pela primeira vez há mais de 100 anos na Europa. É um RNA-Vírus pertencente à família Retroviridae, sendo a partícula viral esférica e recoberta por projeções de glicoproteínas superficiais, não permanecendo viável por muito tempo fora dos organismos do hospedeiro. Possui incidência universal apresentando diferenças regionais quanto à sua prevalência. Infectam principalmente bovinos leiteiros pelo colostro, secreções traqueais e fômites, não sendo transmitidos pelas fezes ou urina. É uma doença caracterizada pelo aparecimento de linfossarcoma no animal adulto dependendo de fatores genéticos e ambientais para a gravidade da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Pozzatti, P.N.; Valentim, T.P.; Bissi, B.; Casagrande; F.P.; Martins C. B.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.