Bubalinocultura no Brasil - Short comunication
DOI:
Palavras-chave:
búfalo, agronegócioResumo
A bubalinocultura é caracterizada pela criação de búfalos domésticos asiáticos que são altamente adaptados à inserção na cadeia agroindustrial de carne e leite. Esses animais possuem ótima adaptação ao Brasil e uma promissora habilidade em produção. O efetivo de bubalinos em 31.12.2007 (IBGE) foi de 1.131.986 cabeças, o maior efetivo desta espécie encontra-se localizado do Norte do País (704.424 cabeças, 62,3%), seguido das regiões Sul (127.966, 11,3%), Nordeste (119.978, 10,6%), Sudeste (110.769, 9,8%) e Centro-Oeste (68.849, 6%). Estes dados demonstram que a bubalinocultura é uma atividade econômica relevante no Brasil e que os produtos derivados de búfalos estão sendo cada vez mais comercializados. Desta forma, faz-se necessário adequar o sistema de produção, como, por exemplo, a identificação genética, melhoramento genético, registro de doenças genéticas e estudo de doenças patológicas, seleção para fertilidade e controle qualidade de carne, leite e derivados. Determinando, assim, um registro apropriado do rebanho nacional, uma vez que o Brasil detém o maior rebanho da espécie do Ocidente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Juliana Nobre Vieira, Cláudia Salviano Teixeira, Marcelo Yukio Kuabara, Denise Aparecida Andrade de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.