Glioma ocular em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n08a887.1-5Palavras-chave:
Ecografia ocular, exame oftalmológico, neoplasia intraocular, nervo ópticoResumo
Objetivou relatar o caso de um Cão de Gado Transmontano, macho, 88 kg, oito anos, com histórico de perda visual, edema de córnea difuso e glaucoma secundário. O exame de ecografia ocular, revelou estrutura hiperecóica localizada na região peripapilar do nervo óptico, mostrando imagem compatível com neoplasia intraocular. O animal foi submetido ao procedimento de enucleação e análise anatomopatológica do olho acometido. O exame histológico revelou glioma de nervo óptico, visto que neoplasias que acometem retina e nervo óptico raramente são descritas em medicina veterinária, como o caso apresentado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tarcísio Guerra Guimarães, Nuno Santos5, Tiago Neves, Luis Flávio Vani Amaral, Paulo Pimenta, Karla Menezes Cardoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.