Intubação esofágica para suporte nutricional em Tamanduá Bandeira Myrmecophaga tridactyla Linnaeus, 1758 (Xenarthra, Myrmecophagidae)
DOI:
Palavras-chave:
esofagostomia, Tamandua Bandeira, terapia nutricionalResumo
Relata-se um caso clínico-cirúrgico de um tamanduá atendido pelo Laboratório de Ensino e Pesquisas de Animais Silvestres (LAPAS) da Universidade Federal de Uberlândia, apresentando incapacidade para alimentação voluntária devido a déficit neurológico e motor. A fim de viabilizar um acesso ao sistema digestório do paciente, optou-se por intubação esofágica, pois o tubo de esofagostomia pode permanecer no local de adaptação por semanas a meses, facilitando a terapia nutricional. O número de atendimentos a tamanduás pelo LAPAS é significativo, tornando-se importante o desenvolvimento de uma técnica para terapia alimentar adequada às necessidades da referida espécie, dada sua anatomia particular. A técnica descrita viabilizou a terapia nutricional na referida espécie durante 30 dias, de maneira simples, rápida e segura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 André Luiz Quagliatto Santos, Lorena Leal Rodrigues, Flávia Resende Martins da Costa, Lorena Tannús Menezes, Arthur Paulino Sanzo Kaminishi, Tatiana Grillo Leonardo, Liliane Rangel Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.