Anatomia vascular de Phrynops geofroanus. Estudo da artéria aorta
DOI:
Palavras-chave:
artérias, cágado-de-barbicha, artéria aorta, répteis.Resumo
Estudou-se o comportamento da artéria aorta, focalizando sua origem, trajeto, e destino de suas ramificações. Utilizaram-se cinco exemplares de Phrynops geofroanus, de ambos os sexos, adultos, capturados no rio Uberabinha, município de Uberlândia-MG, com a licença de pesca científica- categoria D n- 163E DPB/IEF. As artérias carótidas comuns foram canuladas através das quais introduziu solução fisiológica a fim de desobstruir o sistema vascular, em seguida foi aplicado solução de Neoprene Látex “450” corada. Fixaram o material em solução de Formol a 10% por um período de 96 horas, após este desprenderam a carrapaça de suas inserções, evidenciando as vísceras, e individualizou-se a artéria aorta. Foi observado que os arcos aórticos direito e esquerdo unem-se em um ponto após sua origem no coração. O arco aórtico esquerdo emite a artéria gástrica, que surge cranialmente ao ponto de união dos arcos aórticos. Emite a artéria celíaca, que fornece as artérias pancreaticoduodenais cranial e caudal e as artérias mesentéricas cranial. Após, o tronco formado pela união dos dois arcos aórticos, denomina-se artéria aorta e desta originam-se as artérias renais, epigástricas, ilíacas comuns e a artéria caudal, que é um fino segmento da porção final da artéria aorta. O arco aórtico direito não emite nenhum ramo antes da sua união com o arco aórtico esquerdo, portanto os principais ramos viscerais surgem do arco aórtico esquerdo ou diretamente da artéria aorta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 André Luiz Quagliatto Santos, Lorena Tannús Menezes, Janine Denadai, Antonio Vicente Mundim, Arthur Paulino Sanzo Kaminishi, Tatiana Grillo Leonardo, Liliane Rangel Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.