Efeitos da utilização de ácidos orgânicos em rações de frangos de corte
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n25.1159Palavras-chave:
antibiótico promotor de crescimento, desempenho, rendimentoResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as conseqüências da substituição de antibióticos promotores de crescimento por ácidos orgânicos em dietas de frangos de corte. Foram utilizados 280 pintos de 1 dia, machos, de linhagem. O delineamento experimental foi inteiramente casualisado, com 5 tratamentos e 7 repetições com 8 aves em cada. Os tratamentos utilizados foram: T1(controle negativo, sem aditivos), T2 (Ac. láctico, propiônico e fórmico), T3 (Ac. fumárico, fórmico, propiônico e sórbico), T4 (Ac. láctico e fórmico, fumárico e cítrico), T5 (controle positivo, adição de antibiótico promotor de crescimento). O peso das aves e o consumo de ração foram quantificados através de controles realizados nas diferentes fases de desenvolvimento: inicial, crescimento e terminação. Aos 42 dias de idade, duas aves de cada repetição, 14 de cada tratamento foram retiradas da unidade experimental e abatidas para avaliação do rendimento de carcaça total, rendimento de peito, rendimento de perna. Os resultados mostraram que os ácidos orgânicos não têm influencia sobre o rendimento de carcaça e dos cortes. Quanto ao desempenho zootécnico, este deve ser mais bem avaliado, pois possivelmente as condições experimentais podem não permitir o desafio necessário para que aditivos como ácidos orgânicos e antibióticos mostrem seu potencial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Pascoal Funari Junior, Adriele Nayara Dias Ishizuka, Rayane Sol Amaral Silva, Aline de Oliveira Rodrigues, Aline Cassacchi Mariussi, Valdomiro Pereira, Isabella Goulart Oliveira da Silva, Viviane Alcântara da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.