Mamite em carcaças de bovinos abatidos e submetidos ao controle do Serviço de Inspeção Federal, no período de 2006 a 2009
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n25.1160Palavras-chave:
Bovinos, glândulas mamárias, inspeção de carnes, mastiteResumo
A inspeção de carnes é realizada em vários países do mundo. É de suma importância o controle de enfermidades que causam perda de produção e produtividade à pecuária nacional e oferecem riscos à saúde do homem, como a mamite, ou mastite, que pode desencadear uma septicemia e acarretar na condenação da carcaça abatida. Objetivou-se fazer um levantamento da mamite em carcaças de bovinos abatidos nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo submetidos ao controle do Serviço de Inspeção Federal, no período de 2006 a 2009, e detectar o número de casos em cada município. Através do exame post-mortem as glândulas mamárias foram removidas intactas e o diagnóstico se fez através da sua visualização macroscópica. Conclui-se que num total de 268.703 animais abatidos somente 57 apresentaram achados de mamite, o que representa 0, 021% e que a mamite é uma patologia que acomete mais bovinos destinados a produção leiteira do que a produção de carne.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 João Paulo Bueno Rodrigues, Daniela Carrilho de Jesus, Mariela Silva Moura, Denio Oliveira Reis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.