Pionefrose em cadela pós ovariohisterectomia: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n10a937.1-5Palavras-chave:
Cães, cirurgia, infecçãoResumo
A pionefrose é um fenômeno caracterizado pelo preenchimento da pelve renal, cálices e ureteres por exsudato purulento em virtude de eventos obstrutivos. Sua apresentação clínica é variável e o diagnóstico tradicionalmente se dá pelos achados clínicos e ultrassonográficos. O objetivo deste trabalho é reportar um caso clínico de pionefrose pós ovariohisterectomia em cadela atendida na cidade de Belém-Pará. A paciente possuía histórico da cirurgia no ano anterior, hipofagia, apatia, distensão e dor abdominal associados à ascite, mucosas hipocoradas e aumento do tamanho dos linfonodos palpáveis. Foram solicitados hemograma, bioquímica sérica, ultrassonografia abdominal total e análise de liquido cavitário que evidenciaram efusão abdominal exsudativa e hidronefrose. Foi instituída terapia antibiótica, analgésica e hepatoprotetora e realizadas novas analises hematológicas e ultrassonografia abdominal após o período de tratamento que revelaram agravamento do quadro renal. De acordo com estes resultados a paciente foi encaminhada à nefrectomia unilateral direita e evoluiu bem clinicamente até o 4° dia quando foi óbito subitamente. Este é o primeiro relato a descrever a afecção na região norte do país e além de demonstrar a importância da cuidadosa identificação das estruturas anatômicas durante o procedimento cirúrgico, também reforça a necessidade de seleção de profissional veterinário devidamente qualificado para realização do procedimento, afim de prevenir eventos pós-operatórios indesejáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tamires Victoria Silva Natividade, André Marcelo Conceição Meneses

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.