Atividade antibacteriana do óleo essencial de Cymbopogon citrates (capim limão) contra Aeromonas caviae complex
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n10.1720Palavras-chave:
Fitoterápico, capim limão, sinergismo, citral.Resumo
Agentes fitoterápicos tais como o Cymbopogon citratus têm sido utilizados pela medicina popular para tratar inúmeros problemas de saúde. O óleo essencial de C. citratus foi avaliado como um potencial agente antimicrobiano contra vários microrganismos. A bactéria pertencente ao gênero Aeromonas é um agente patogênico oportunista, responsável pela contaminação de alimentos e de complicações infecciosas em seres humanos e animais. A resistência aos antibióticos é uma preocupação importante na terapia de infecções causadas por Aeromonas spp. e outras bactérias resistentes a antibióticos. Sendo assim, a procura de novos agentes antimicrobianos é uma estratégia para o desenvolvimento de alternativas medicamentosas eficientes no combate dessas bactérias. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar a atividade antimicrobiana in vitro do óleo essencial de C. citratus isoladamente e em combinação, contra Aeromonas caviae complexo. Como resultado verificou-se que o óleo essencial de C. citratus tem atividade antimicrobiana contra A. caviae complex, isoladamente e em combinação com os antibióticos testados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Fabiola da Cruz Nunes, Messias de Sousa Nogueira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.