Prevalência de cisticercose e tuberculose bovina em frigorífico exportador de Campina Verde, MG
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n19.1783Palavras-chave:
Bovinos. Cisticercose. Inspeção sanitária. Prevalência. Tuberculose.Resumo
Cisticercose bovina e tuberculose não manifestam sintomas de imediato e o fazendeiro só se dá conta destas enfermidades, quando há perdas econômicas e descarte do animal. Objetivou-se com este estudo realizar levantamento de cisticercose e tuberculose em carcaças bovinas abatidas em um frigorífico exportador na cidade de Campina Verde-MG, quantificando a incidência destas zoonoses nos municípios fornecedores. Os dados fornecidos a este trabalho foram obtidos a partir da análise documental fornecida pela equipe do Serviço de Inspeção Federal - SIF, junto ao Grupo Minerva, em Campina Verde/MG, durante o período de Janeiro a Junho de 2013. Foi abatido neste período um total de 72.434 bovinos, provenientes de 57 municípios do Estado de Minas Gerais, sendo diagnosticados 1.533 casos de cisticercose e 74 casos de tuberculose. Dez municípios tiveram maior quantidade de animais para abate, neste período com prevalência aparente da cisticercose variando de 2,05% a 5,06%. Em 20 municípios dos 57 analisados, foi detectada a tuberculose bovina. Sendo que a maior incidência da doença foi nas cidades: Campina Verde com 12 casos, Itapagipe 13 casos, Patrocínio e Prata com 7 casos. Os resultados demonstram que o conhecimento destas doenças em determinada região ajuda no controle, prevenção e orientação aos produtores rurais a fim de erradicar essas zoonoses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Edineth Freitas Assunção, Isaura Maria Ferreira, Héberly Fernandes Braga
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.