Aspectos epidemiológicos, clínicos e patológicos da hidatidose
Palavras-chave:
Cisto, Echinococcus granulosus, hidatidose.Resumo
A hidatidose é uma doença parasitária cosmopolita causada pela forma larval do cestóide Echinococcus granulosus que acomete o homem e outros animais. Sua forma adulta parasita o intestino do cão e a forma larvária acometem os ruminantes, suínos, equinos e, acidentalmente, o homem com formação de cistos preferentemente nos pulmões e fígado. É uma zoonose de grande significado, que acarreta danos à saúde pública e perdas econômicas em diversas regiões do mundo. Teve por objetivo neste artigo apresentar uma abordagem sobre a hidatidose, abrangendo aspectos epidemiológicos, clínicos, patológicos e profiláticos da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Daniel Serafim de Andrade Rodrigues, Dalvan Fortaleza Alencar, Brenda Lurian do Nascimento Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.