Retalho de padrão axial em região facial de um canino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n01a1023.1-5Palavras-chave:
Cirurgia reconstrutiva, qualidade de vida, bem-estar, traumaResumo
As cirurgias reconstrutivas, têm como objetivo à busca de resultados de forma a beneficiar animais com traumas em sua anatomia, fazendo a correção de disfunções ou perdas, seja sensitiva ou motor pela utilização de retalhos, enxertos e/ou biomateriais; quando fechamento de forma primária não é possível devido ao excesso de tensão. O procedimento exige do profissional experiência técnica em todo o processo, desde a escolha da técnica a ser emprega e no acompanhamento pré e pós-operatório, assim evitando complicações ou custos desnecessários. Os fatores específicos a serem avaliados iniciam-se na localização da lesão e a extensão desta no corpo do animal, abrangendo região óssea ou tendões, grau de contaminação devido ao tempo de exposição, quantidade sanguínea disponível e por último a quantidade de pele e a elasticidade para o fechamento. Desta forma, objetivo deste trabalho é descrever um relato de um procedimento de cirurgia reconstrutiva em padrão axial em região facial de um canino. O retalho de padrão axial omocervical se mostrou um modelo excelente para reconstrução de grandes defeitos em região de face lateral. O planejamento cirúrgico, a conduta transoperatória e o manejo pós-operatório instituído contribuíram para um pós-operatório de sucesso, com uma boa recuperação do paciente e sem complicações, sendo atualmente um animal saudável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Natarsha de Aguiar Freire, André Rebelo Pantoja, Dejane Neves Linhares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.