Prototipagem rápida na medicina veterinária: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n01a1013.1-6Palavras-chave:
Implantes, impressão 3D, placa customizadaResumo
A prototipagem rápida é realizada em impressoras em três dimensões (3D), que utilizam vários materiais, como nylon, metal ou células de tecidos, viabilizando a produção de objetos de diversas formas e tamanhos. Para isto, ela trabalha a partir de uma imagem virtual do objeto desejado. Esta tecnologia traz diversas possibilidades na medicina veterinária, como a fabricação de modelos anatômicos fidedignos, placas, próteses e guias de broca customizados para o paciente, contribuindo para a capacitação de estudantes de graduação e residentes, além de aumentar a confiança do cirurgião, por possibilitar o planejamento e treinos prévios aos procedimentos, aumentando sua precisão cirúrgica e reduzindo o tempo do procedimento e o número de lesões iatrogênicas causadas em estruturas adjacentes à área de interesse. Além disso, os protótipos podem contribuir para a reabilitação de pacientes traumatizados ou mutilados, como aves, quelônios e outros animais silvestres. Mas seu custo relativamente alto, e a falta de profissionais capacitados para sua elaboração ainda limitam seu uso, porém a redução no tempo que propicia na execução de tratamentos pode compensar seu investimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Túlio Vinícius Arruda Silva, Bruno Alvarenga dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.