Carcinoma de células de transição de bexiga em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.82-86Palavras-chave:
Bexiga, cães, carcinomaResumo
O carcinoma de células de transição (CCT) é a neoplasia de bexiga mais comum no cão, sendo mais frequente em cães idosos e no gênero feminino, compreendendo cerca de 75-90% dos tumores epiteliais de bexiga. O local mais comumente observado é no trígono vesical, e por isso o tratamento cirúrgico é paliativo. A sua etiologia pode ser considerada multifatorial e os sinais clínicos são hematúria, polaquiúria e disúria, os quais são típicos de infecção urinária, sendo assim, podendo ser confundidos. O diagnóstico só pode ser considerado definitivo após o resultado da análise histopatológica, entretanto através de exames de ultrassonografia, por exemplo, as neoplasias são uma suspeita. O prognóstico é ruim, onde essa neoplasia é considerada com um baixo potencial de cura e alto índice de mortalidade, e assim despertando interesse demasiado em encontrar possíveis tipos de prevenção, diagnóstico precoce e novos tratamentos. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de um cão com CCT, expondo a forma de diagnóstico definitivo, que foi por exame histopatológico após cistectomia parcial de bexiga, e o tratamento do mesmo através de sessões de quimioterapia com carboplatina associado ao uso contínuo de piroxicam. Infelizmente após duas sessões o proprietário do animal se ausentou, impossibilitando uma continuidade no tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sara Almeida Telles, Rodrigo Casemiro Pinto Monteiro, Fábio Miguéis Corrêa, Paula Zagato Urbani Calvo, Ana Paula Lopes de Moraes Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.