Neoplasia mamária em caninos e felinos atendidos na cidade de Aracaju-Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.46-49Palavras-chave:
Casuística, neoplasia, pequenos animaisResumo
Objetivou-se com essa pesquisa observar a incidência de tumor mamário em animais de companhia atendidos no Hospital Veterinário Dr. Vicente Borelli na cidade de Aracaju – SE durante o ano de 2015. Foram avaliados os dados de 38 pacientes acometidos por neoplasias. Os critérios de avaliação utilizados incluíram raça, idade e peso, ordenando os valores encontrados e submetendo a análise de frequência. Após o estudo constatou-se, relacionado aos caninos, que houve maior acometimento de animais com peso menor do que dez quilos (58,1%), idade a partir dos seis anos (80,6%) e eram principalmente Sem Raça Definida (35,5%), seguido do poodle (32,3%), Pit Bull (12,9%), Pinscher e Dachshund (6,5%), Pastor Alemão e Coocker (3,2%). Nos felinos a alta prevalência se deu com peso menor do que quatro quilos (57,1%), idade a partir dos seis anos (85,7%) sendo o Siamês a raça mais acometida (71,4%), seguido do Pelo Curto Brasileiro (28,6%). Conclui-se então que animais senis independente da espécie possuem maior predisposição para adquirir a doença. Porem cães são acometidos numa maior proporção. Portanto torna-se imprescindível um maior acompanhamento de cães e gatos mais velhos pelo Medico Veterinário. Novos estudos e pesquisas na área de Oncologia Veterinária são necessários para melhor entendimento dos aspectos relevantes da neoplasia mamária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Gabriela da Silva Leal, Júlio César Santos Nascimento, Teresinha Maria dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.