Tumor venéreo transmissível nasal em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N4.351-355Palavras-chave:
canino, neoplásico, sexualmenteResumo
O tumor venéreo transmissível (TVT) é uma enfermidade que se apresenta principalmente relacionado ao aparelho genital externo de machos e fêmeas, porém é encontrado na forma extragenital no aparelho respiratório e tecido subcutâneo. Sua transmissão ocorre quando células tumorais e/ou neoplásicas são implantadas mecanicamente, através de montas naturais e também por lambedura excessiva da área genital, podendo ocasionar lesões em nariz, boca, cavidade oral e até mesmo na pele. É um dos tumores de maior incidência na espécie canina, apresentando uma predominância maior em animais jovens, errantes, e sexualmente ativos. No tratamento do TVTC ficam preconizadas a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. O prognóstico para a remissão total do tumor é bom, a menos que se encontre presente um envolvimento metastático do Sistema Nervoso Central (SNC) ou dos olhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Leandro Humberto Batista Pereira, Sayenne Ferreira Silva, Allana Karolyne Figueredo de Brito, Bruno Aguiar Andrade Freire, Layane Marques de Sousa, Irley Milarindo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.