Torção primária do baço em cães: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N9.917-922Palavras-chave:
baço, torção esplênica, ultBaçorassonografia esplênicaResumo
Torção esplênica é uma condição rara em cães. A rotação ocorre em seu pedículo vascular e geralmente ocorre concomitantemente à dilatação vólvulo gástrica, porém a torção primária esplênica é rara. Segundo a literatura essa enfermidade acomete normalmente cães de grande porte e raças de peito profundo. Os sinais clínicos, achados laboratoriais e radiográficos são inespecíficos e inconclusivos para o diagnóstico preciso de torção esplênica. Assim, a ultrassonografia juntamente com o uso do Doppler colorido tem sido relatados como ferramentas fundamentais para a sugestão do diagnóstico de torção esplênica, que é confirmado através de laparotomia exploratória, geralmente seguida de esplenectomia total como forma de tratamento. Este estudo relata o caso de um cão da raça Pit Bull, três anos de idade, cujo exame ultrassonográfico foi uma ferramenta de grande valor diagnóstico para detecção desta enfermidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Mariela Sousa Gomes, João Macedo de Sousa, Sabrina Barros Araújo, Francisco Lima Silva, Rebecca Tavares Lima, Raquel Albuquerque Silva, Gerson Tavares Pessoa, Marinna Nérica do Nascimento e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.