Conhecimento sobre esporotricose entre voluntários de ONGs e protetores independentes de animais do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n02a1026.1-7Palavras-chave:
Esporotricose, medicina coletiva, sporothrix, zoonoseResumo
A esporotricose é uma doença ocasionada pelo fungo do gênero Sporothrix que acomete diversas espécies animais e seres humanos. É uma zoonose em ascensão no Brasil e o felino doméstico tem grande papel epidemiológico, visto que a transmissão zoonótica vêm crescendo nos últimos anos. Este trabalho teve como objetivo rastrear o conhecimento sobre essa enfermidade entre voluntários de ONGs protetoras de animais e protetores independentes do estado de São Paulo. Supreendentemente, quase metade das pessoas entrevistadas, que trabalham e podem estar expostas a tal zoonose, desconheciam sobre a doença. Mais da metade de voluntários que realizam resgates não usam EPIs adequados ou somente os usam quando o animal é agressivo, reforçando tamanha exposição e vulnerabilidade. Apesar disso, apenas 8% dos entrevistados relataram já terem apresentado lesões características a da esporotricose, o que mostra que se houvesse maior cautela e conhecimento desse público ao realizar o manejo desses animais, essa incidência poderia ser ainda menor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Luíza Pássaro, Tatiana Franco Sittinieri, Ed Wilson Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.