Exostose Cartilaginosa Múltipla: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N12.1227-1232Palavras-chave:
Osteocondroma,Proliferação Óssea,Nódulo ósseoResumo
Foram atendidos dois cães da raça Teckel, ambos com histórico de dificuldade de locomoção e perda de propriocepção, sem alterações nos exames hemáticos. O primeiro cão, uma fêmea, de 4 meses de idade, apresentou ao exame radiográfico presença de massa radiopaca na metáfise distal do fêmur, proximal e distal da tíbia e proximal da fíbula esquerda, além de estruturas semelhantes nos processos espinhosos de T3, T6 e T7 e na terceira costela direita, projetando-se para o interior da cavidade torácica. O segundo cão, um macho de 6 meses de idade, apresentou massas ósseas nodulares no ísquio e ílio, e nas metáfises proximais de ambas as tíbias e distal da tíbia direita, além de alterações idênticas nas costelas, projetando-se, tanto para a superfície externa quanto interna do tórax. Portanto, após a análise radiográfica foi diagnosticado Exostose Cartilaginosa Múltipla (ECM), uma doença caracterizada por projeções ósseas recobertas por cartilagem. Adotou-se como medida terapêutica o uso de tramadol e o acompanhamento da evolução da doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Eduarda Aléxia Nunes Louzada Dias, Guilherme Albuquerque de Oliveira Cavalcanti, Letícia Fernandes Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.