Polirradiculoneurite aguda em cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n06a1146.1-5Palavras-chave:
Cão, fisioterapia, tetraplegiaResumo
A poliradiculoneurite idiopática aguda em cães é uma afecção imunomediada relativamente comum de polineuropatia que acomete principalmente os ramos ventrais dos nervos espinhais. Os principais sintomas são normalmente associados a tetraplegia flácida, geralmente sem a perda de sensibilidade ou dor profunda. O tratamento visa apresentar a reabilitação total dos sinais clínicos na grande maioria dos casos através do tratamento medicamentoso e fisioterápico. O diagnóstico diferencial é de suma importância para o tratamento e prevenção para que a enfermidade não retorne. Os principais são botulismo e miastenia gravis, mas podem ser incluídos também a Toxoplasma gondii e Neospora caninum. O objetivo do presente trabalho foi relatar um caso de polirradiculoneurite idiopática aguda em um cão de 3 anos encaminhado ao Instituto de Reabilitação Animal sem histórico de traumas ou possível intoxicação. Os resultados foram obtidos após diagnóstico clínico e terapêutico, e instituído o tratamento medicamentoso e fisiátrico, tendo melhora no quadro em aproximadamente quatro semanas e meia com recuperação total, sem sequelas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela Cupka de Oliveira Duarte, Mhayara Samile de Oliveira Reusing

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.