Infestação por Felicola subrostratus em felinos de gatil em Igarassu, Pernambuco, Brasil: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n7a373.1-5Palavras-chave:
ectoparasitas, malófagos, pediculose felina, piolhosResumo
O Felicola subrostratus é um ectoparasita que causa pediculose especificamente em felinos e, apesar de ter distribuição mundial, sua ocorrência é incomum e pouco relatada. A pediculose pode se apresentar como uma das causas de prurido intenso em gatos, ocasionando dermatite, alopecia e infecções bacterianas secundárias, ou ainda, de forma assintomática, sendo os animais de pelos longos, os mais severamente afetados. O presente trabalho pretende relatar o primeiro caso diagnosticado de infestação por piolhos F. subrostratus em um criadero com 14 felinos em Jardim Sumaré, na Vila Rural de Igarassu, em Pernambuco, onde 12 gatos apresentaram sintomatologia variada e dois desses animais foram examinados e tiveram amostras de pelos coletadas para exame parasitológico, sendo confirmada a infestação. Foi instituído tratamento com 1 ml de Fipronil tópico para cada um dos 14 felinos contactantes e sete dias após aplicação do medicamento, os animais já apresentavam regressão do quadro clínico e ausência de ectoparasitas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Nicolli de Albuquerque Leal Gomes D'Alcantara, Magda Maria de Abreu Silva, Eryka Crystyane Conceição do Nascimento Silva, Andreza de Cássia Gomes Araújo, Liana Mesquita Vilela, Ana Luiza Neves Guimaraes Bessa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.