Descrição das categorias de comportamentos do Dasyprocta prymnolopha em condições de cativeiro
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n7a375.1-9Palavras-chave:
anestesia, canídeo, medula espinal, morfometriaResumo
Entre as espécies mais predadas, a cutia tem sido notada por ter sofrido uma redução significativa de suas populações, levando-as a serem freqüentemente mantidas em cativeiro. O objetivo deste estudo foi descrever as categorias comportamentais da cutia em cativeiro, visando contribuir para o estudo de hipóteses sobre a biologia e o manejo desse roedor, bem como analisar a influência dos comportamentos com a sobrevivência e a reprodução das espécies cativas. A pesquisa foi realizada no Núcleo de Estudos e Preservação de Animais Silvestres (NEPAS) da Universidade Federal do Piauí. Foram observadas durante 1860 horas dois grupos de Dasyprocta prymnolopha, sendo o primeiro composto por dois machos, cinco fêmeas e quatro filhotes; e o segundo, por dois machos, sete fêmeas e um filhote, totalizando 21 animais pertencentes a grupos já formados e mantidos em cativeiro no NEPAS. O comportamento dos animais foi registrado manualmente (usando uma prancheta, lápis e cadernos) e, eventualmente, utilizou binóculos para observação detalhada de comportamentos isolados. Encontramos 14 categorias comportamentais, sendo capazes de identificar oito comportamentos distintos: comportamento alimentar; descansar; exploração; cuidados com o corpo; coleta e transporte de material; comportamentos agonísticos; comportamentos reprodutivos e marcação do território. Concluiu-se que as análises comportamentais apresentadas podem trazer contribuições práticas para a adequação das instalações dos animais, bem como a melhoria da gestão, melhorando o bem-estar das cutias em regime cativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Jalison Figuerêdo do Rêgo, Maria Acelina Martins de Carvalho, Ana Yasha Ferreira de La Salles, Danilo José Ayres de Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.