Visão
Mais do que definir uma missão, nossa visão traz a própria razão de existência da Pubvet: é aquilo que motiva todo esforço dispensado ao publicar cada parágrafo. É como enxergamos nosso papel no horizonte da pesquisa e do conhecimento.
Entre a academia e o campo, a comunicação
Nossa visão carrega o espírito da comunicação. Trata-se de fazer entender, a partir da combinação de nossas missões: incentivo à pesquisa, educação, transformação profissional e disseminação do conhecimento.
Comunicar, para a equipe editorial Pubvet, significa aproximar os resultados da pesquisa científica aos pesquisadores e profissionais atuantes na Medicina Veterinária e Zootecnia. Teorias e técnicas devem, portanto, circular com eficiência entre esses polos.
Para que essa circulação se transforme em verdadeira comunicação, prezamos pelo diálogo constante com a comunidade e pela transparência de nossos critérios e métodos. Assim, é prioridade da Pubvet estar atenta aos anseios do campo e da academia, oferecendo conexões dinâmicas e estáveis entre as partes.
Reconhecemos, dessa forma, que a visão de nossa revista deriva da preocupação em atender necessidades reais da atuação profissional, de um lado, e da pesquisa científica, de outro. Acreditamos, portanto, no impacto positivo e duradouro como resultado do trabalho de comunicação e aproximação realizado, com afinco, pela Pubvet.
Posicionamento
Nosso posicionamento traduz o modo como a Pubvet se distingue de outras publicações do segmento. O sucesso de nosso editorial depende, assim, da habilidade em atingir essa diferenciação.
Acreditamos na aproximação dos públicos das Ciências Agrárias, cujos saberes e práticas fornecem a matéria-prima para o trabalho de comunicação científica. Contamos, desse modo, com ampla audiência para apreciação do conteúdo da revista.
Nosso público-alvo corresponde tanto àqueles atraídos pelo nosso material, quanto àqueles que buscamos atrair: graduandos, professores universitários, pesquisadores, técnicos e tecnólogos, engenheiros agrônomos, engenheiros de alimentos, zootecnistas, médicos veterinários.
Publicamos ciência em acesso aberto, segundo o ideal da ampla disseminação científica. Além de impulsionar o alcance dos textos publicados, acreditamos nesse modelo como grande instrumento de avaliação da pesquisa: quanto maior a abertura da publicação, maior a possibilidade de leituras críticas.
Assim, a avaliação da relevância de um trabalho científico é contínua, não se encerrando ao ser publicada.
No mesmo sentido, os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0: desde que referenciado o conteúdo original, são permitidos o compartilhamento e adaptação para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Leitores e autores que buscam a Pubvet reconhecem a publicação como exemplo de eficiência e seriedade científica, representada pela revisão técnica e de conteúdo pelo experiente Conselho Editorial. Este preza pela publicação célere, minimizando o intervalo entre submissão e disponibilização de conteúdo. Nesse sentido, assim que um artigo é aprovado, ele se torna acessível pela modalidade Publicação Contínua.
Alguns números
Desde sua fundação em 2007, a Pubvet publicou um total de 343 fascículos. Atualmente, a revista publica na modalidade contínua, isto é, os textos são disponibilizados assim que aprovados e revisados. Todavia, para fins de oganização, compila-se mensalmente um fascículo a cada 15 textos, publicados exclusivamente online.
Sobre sua estrutura, a equipe Pubvet é composta pela Editora-chefe, Maribel Velandia Valero, e pelos quadros do Conselho Editorial e Conselho Consultivo. Ao todo, são 50 pesquisadores envolvidos na revisão e consultoria editorial do periódico.
A revista também conta com assistência especializada na revisão de normas técnicas, auxiliada pelo software de gestão de referências bibliográficas End Note, e diagramação dos textos com a funcionalidade de link para referências. Outra facilidade é o formato responsivo de nosso website, que permite a leitura do conteúdo em dispositivos móveis.
A fim de garantir a indexação do conteúdo na base de dados CrossRef, toda publicação possui seu identificador digital, o DOI. Assim que um artigo é publicado, ele recebe seu DOI, garantindo um link URL permanente para o texto e facilitando a inclusão da publicação no Curriculum Lattes dos autores. Além disso, seus metadados são indexados à CrossRef, podendo ser objeto de busca nesta base.
Qual o nosso conteúdo?
A revista recebe manuscritos para avaliação em várias modalidades: artigos originais, revisões de literatura, notas técnicas, relatos de casos, entrevistas e editoriais.
Estamos abertos a submissões de conteúdo na grande área das Ciências Agrárias.
Dessa forma, nossas seções comportam os seguintes temas: agronegócio, ecoturismo, produção animal (convencional e sustentável), tecnologia de alimentos e seus derivados, medicina veterinária, sanidade animal, saúde humana, entre outros relevantes para o atual debate científico.
Assim que cada número é fechado, notificamos nossos leitores, via e-mail, com o sumário completo.