Nossa história
A Pubvet iniciou suas atividades em Londrina, Paraná, em setembro de 2007. À epoca, a fundadora da revista trabalhava como pesquisadora no setor agropecuário. A partir do contato com a prática diária em propriedades rurais, percebeu que havia uma distância entre a publicação de resultados científicos, produzidos no meio acadêmico, e a realidade profissional agropecuária.
Observou que faltavam informações básicas sobre inovações no trabalho de campo, mesmo naquelas propriedades que recebiam assistência técnica. Assim, os próprios técnicos, muitas vezes, não estavam informados sobre os resultados de pesquisas científicas em suas áreas.
Diante desse quadro, surgiu a seguinte indagação: por que este contraste tão grande entre o campo e academia?
Àquele momento, muitos trabalhos científicos eram desenvolvidos, porém poucos eram divulgados de forma ampla. Investia-se em pesquisas, no entanto a divulgação dos resultados era limitada. Havia publicação na forma de artigos científcos, mas o profissional que atuava no campo muitas vezes não tinha acesso a este material, seja pela ineficiência da divulgação ou pelo alto custo do acesso, considerando os periódicos pagos.
No intuito de comunicar de forma direta e acessível esses dois pólos, academia e campo, surgiu a Pubvet. Tão logo começaram as atividades, o que mais impressionava os editores era a receptividade dos pesquisadores e o desejo deles de divulgar os resultados que obtinham. Em poucos meses, muitos artigos foram recebidos, de forma que foram publicadas, já no início, edições semanais. Talvez, a inquietação sentida por Fernanda, fundadora da revista, também estivesse presente em muitos outros pesquisadores. Daí o sucesso da Pubvet.
Hoje, ela tem orgulho em saber que o objetivo inicial foi alcançado. O número de acessos aos artigos é grande, indicando que os resultados das pesquisas espalham-se pelos profissionais que atuam na prática.
A Pubvet possibilitou que muitos profissionais atuantes, por exemplo, no interior do país, muitas vezes sem acesso a bibliotecas ou instituições de ensino, pudessem tomar conhecimento de importantes resultados gerados no meio acadêmico.
Com estas informações, profissionais conseguem transformar suas realidades, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da comunidade.
Em 2014, a revista iniciou sua segunda etapa. Um novo grupo gestor, localizado em Maringá, também no Paraná, assumiu a editoração da Pubvet, trazendo vários avanços técnicos e editoriais, todavia mantendo o princípio que motivou a fundação do periódico: comunicar, de forma direta e eficiente, campo e academia.