Indução de novilhas para protocolo de inseminação artificial em tempo fixo: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n11a210.1-8Palavras-chave:
ciclo estral, fisiologia reprodutiva, sincronizaçãoResumo
Este trabalho teve como objetivo descrever alguns conceitos importantes referentes à fisiologia reprodutiva, do controle farmacológico do ciclo estral, apresentando diferentes protocolos para a inseminação artificial em tempo fixo (IATF). A IATF se tornou uma das principais biotecnologias reprodutivas de importância econômica na produção de bovinos de maneira global. Os diferentes fármacos existentes atualmente no mercado permitem que se realize a sincronização do ciclo estral em novilhas com o intuito de maximizar os índices reprodutivos. Na literatura atual, inúmeros protocolos são citados capazes de induzir a ovulação para a IATF, fazendo necessário que se conheça de maneira ampla e aprofundada esses protocolos, afim de que seja escolhido o melhor para determinada situação e objetivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Ricardo Brognoli de Oliveira, Baltazar Alves da Silva Junior, Thiago Henrique Cassiano Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.