Sistemas agroflorestais como alternativa agroecológica: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n01a265.1-6Palavras-chave:
agroecologia, culturas agrícolas, propriedade rural, sustentabilidadeResumo
O objetivo nesse trabalho é explorar o potencial de implantação e enriquecimento de um sistema agroflorestal (SAF) em uma propriedade de base agroecológica, no munícipio de Santarém, implementado com técnicas e arranjos especiais para se obter aumento da produtividade e biodiversidade, consequentemente produzindo de maneira consciente e agredido menos o ecossistema local. As florestas que recobrem o planeta apresentam grande riqueza vegetal, com diversos efeitos benéficos sobre o clima e recursos hídricos, resultando da grande biomassa e da fixação de carbono. Através dos SAF´s criam-se diferentes estratos ou andares vegetais, procurando imitar uma floresta natural, onde as culturas agrícolas e vegetação influenciam no processo de ciclagem de nutrientes e no aproveitamento da energia solar são considerados os elementos estruturais básicos e principais para a estabilidade do sistema. Dessa forma, a implantação de sistemas agroflorestais em propriedades rurais pode maximizar a escala produtiva em pequenas áreas, ampliando os processos físicos, químicos e biológicos nos agroecossistemas, onde o sistema agroflorestal foi implantado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Éder Bruno Rebelo da Silva, Welligton Conceição da Silva, Eudilene Dalet Vitor de Sousa, Ana Paula da Cruz Gato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.