Prevalência de intoxicações exógenas em cães e gatos no município de Fortaleza e região metropolitana
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1058.1-8Palavras-chave:
Envenenamentos, intoxicações, toxicologia veterináriaResumo
Animais com sinais clínicos de intoxicação são atendidos com cada vez mais frequência nas clínicas veterinárias do país e representam uma emergência clínica na maioria dos episódios. Com o objetivo de determinar os principais agentes tóxicos e a frequência das intoxicações em cães e gatos no município de Fortaleza e região metropolitana, esse estudo epidemiológico foi realizado em cem clínicas veterinárias com cem profissionais médicos veterinários acerca dos casos de intoxicação em cães e gatos ocorridos entre o período de janeiro de 2015 a dezembro de 2020. No período estudado foram registrados 9.951 casos. Desses, 7.039 casos foram de intoxicação em cães (70,7%) e 2.533 de intoxicação em gatos (25,5%). As principais categorias de agentes intoxicantes em ordem decrescente de prevalência foram alimentos (31,7%), pesticidas (25,5%), medicamentos (16,2%), animais venenosos e peçonhentos (14,5%), plantas tóxicas (4,6%), produtos de limpeza (3,7%) e drogas de abuso (2,9%). Diante disso, conclui-se que casos de intoxicação exógena permanecem frequentes na clínica médica de pequenos animais. Nesse contexto, foi possível delinear um perfil de alerta acerca dos casos de intoxicação em cães e gatos e salienta-se a importância da prática de métodos de prevenção de intoxicações em animais domésticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lorena Santos Bezerra, Roberio Gomes Olinda, Gláucia Maria de Oliveira Barbosa, Roberta Nogueira Chaves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.