Imunodeficiência viral felina: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n4a316.1-5Palavras-chave:
animal,doença,infectadoResumo
O objetivo do trabalho é mostrar o desempenho do tratamento paliativo da Imunodeficiência Viral Felina - FIV e sua capacidade de recuperar a qualidade de vida dos animais que foram acometidos pela doença. Desta forma foi realizado um relato de caso de um animal atendido no Hospital Veterinário Universitário - HVU de Teresina – PI, um gato, macho, SRD, de 2 anos de idade, pesando 6 kg. O proprietário relatou que há uma semana o abdômen do animal aumentou de tamanho, o mesmo apresentava normodipsia, normofagia, alimentação a base de ração e frango, não soube informar se o animal estava urinando ou como estava as fezes, vermifugação atrasada, vacinado contra raiva, não castrado, com acesso à rua, convive com um jaboti, dois cães, três gatos filhotes todos saudáveis. No dia 03 de setembro de 2017 o animal retornou ao HVU – UFPI, com o resultado de todos os exames, tendo o animal reagido positivo no teste para detecção de anticorpo “FIV”. Assim como outras doenças causadas por retrovírus, a imunodeficiência felina não tem cura, por isso é essencial que se dedique na prevenção desta enfermidade. Animais infectados devem ter cuidados redobrados para que os mesmos continuem vivendo normalmente, com qualidade de vida e bem-estar. A doença não deve ser tratada como um atestado de óbito, devendo lembrar sempre que mesmo não existindo cura, o tratamento paliativo é uma alternativa para zelar a vida desses animais.
Palavras chave: animal, doença, infectado
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Sávio Matheus Reis de Carvalho, Wenderson Rodrigues de Amorim, Isael de Sousa Sá, Eveny Silva de Melo, Marina Pinto Sanches, Gilmara Muniz Baima, Italo Carlos Rodrigues da Silva, Caike Pinho de Sousa, Gabrielle da Silva Miranda, Antônio Augusto Nascimento Machado Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.