Uso de triancinolona no tratamento do tecido de granulação exuberante em equinos: Relato de três casos clínicos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n6a358.1-8Palavras-chave:
cicatrização, corticoide, equinos, tecido de granulação exuberante, triancinolonaResumo
A ocorrência de feridas e traumas em equinos é algo frequente na rotina desses animais. Por terem grande reserva de energia, aliada à agilidade e o instinto de correr ou lutar, além de outros fatores, esses animais estão mais predispostos à ocorrência de feridas. O manejo de feridas em equinos é algo relativamente delicado, uma vez que complicações não são raras de ocorrer, e estas podem retardar o tratamento, assim como elevar custos e requerer maiores cuidados. Alguns pontos devem ser observados quando se trata de manejo de feridas em equinos, tais como epitelização completa sem formação de cicatrizes; menor tempo possível para tratamento; evitar recorrência ou complicações que prolonguem o tratamento, redução dos custos. O tecido de granulação exuberante é uma complicação comum que ocorre durante o manejo de feridas em equinos, podendo ser ocasionado pelo tratamento prolongado, feridas em locais de maior movimentação, infecções, dentre outros fatores. Atualmente, existem diversas formas de tratamento do tecido de granulação exuberante em equinos. Objetivou-se neste estudo relatar o sucesso do uso tópico de triancinolona em três equinos que apresentaram o quadro de tecido de granulação exuberante. Os animais apresentaram crescimento de tecido de granulação exuberante na região distal do membro torácico após trauma que gerou a lesão. Foi iniciado tratamento com aplicação de pomada à base de triancinolona de 1mg, na tentativa de reduzir o tecido de granulação exuberante e permitir a completa cicatrização da ferida e a mesma se demonstrou eficaz nos três casos tratados, uma vez que o tecido foi reduzido e houve resolução da ferida sem grandes cicatrizes ou quaisquer outros prejuízos para o animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Christian Resende, Deivisson Ferreira Aguiar, Anna Marcella Neves Dias, Leonardo Toshio Oshio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.