Análise microbiológica da água de diferentes fontes da Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n10a431.1-7Palavras-chave:
água, Escherichia coli, fonte, microbiologia, patologiaResumo
A água é essencial para a sobrevivência do ser humano e o equilíbrio da natureza. A mesma, veicula vários microrganismos que podem causar diferentes patologias, sendo necessário o seu controle microbiológico. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade microbiológica da água de diferentes fontes da Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz localizada na cidade de Patos de Minas-MG. Foram coletadas duas amostras de cada fonte no período matutino e vespertino do poço raso e do Córrego Canavial. Utilizando o método de Colilert foi possível identificar coliformes totais, Escherichia coli e a contagem em placa de bactérias heterotróficas. Conclui-se que a água das fontes não estava dentro dos padrões da legislação vigente, devido a presença de pelo menos um microrganismo pesquisado. Assim, a água das fontes não pode ser utilizada para consumo humano sendo necessário, a adoção de medidas preventivas e tratamento adequado, visando à preservação das fontes de água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ricardo Lucas Ferreira Junior, Juliana Borges Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.