Princípios básicos da manipulação, análise, e envio do sêmen equino
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v13n10a430.1-9Palavras-chave:
andrologia, equino, sêmen, reproduçãoResumo
O crescimento das biotecnologias reprodutivas proporcionou o aprimoramento das técnicas utilizadas para colheita, análise, manipulação e envio do sêmen, tornando as mesmas necessárias para garantir a qualidade espermática e aumentar as taxas de fertilidade. Está revisão objetivou-se elucidar de forma prática as recentes técnicas empregadas, na análise imediata, mediata, conservação e envio do sêmen equino. As análises da viabilidade espermática iniciam-se na colheita do sêmen e são classificadas em análises imediatas (volume, cor, aspecto, odor, motilidade e vigor) e mediatas (concentração e morfologia), as mesmas precisam estar dentro do considerado normal para espécie. Para envio do sêmen é necessário resfriar ou refrigerar a amostra adequadamente em caixas isotérmicas para promover sua conservação. A correta manipulação, análise e envio do sêmen é de extrema importância dentro da reprodução equina, pois com ela conseguimos avaliar as características morfofuncionais dos espermatozoides de cada garanhão e adequar as técnicas e meios disponíveis de acordo com a necessidade de cada indivíduo, aumentando a taxa de fertilização desses animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Valquíria da Silva Oliveira, Karine Galhego Morelli, Giancarlo Thadeu Ramos Montalvão Coutinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.