Incidência de hemoparasitoses em cães da região sul da cidade de Palmas/TO
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n1a489.1-4Palavras-chave:
células sanguíneas, ectoparasitas, doençasResumo
O presente estudo foi realizado por meio de questionário online com moradores da região sul de Palmas-TO. Buscou identificar a incidência de hemoparasitoses em cães e o nível de conhecimento dos participantes acerca das enfermidades. Ficou demonstrado que a maioria dos respondentes - jovens entre 18 e 25 anos (80,58%) com ensino médio completo (55,34%) e usuários frequentes de redes sociais - conhecem as doenças pesquisadas a partir do termo popular, “doenças do carrapato” (56,31%), e não de sua nomenclatura técnica, ou seja, hemoparasitoses (31,07%). O estudo teórico revelou que a erliquiose (9,71%) é prevalente em cães de área urbana, devido à maior ocorrência do parasita Rhipicephalus sanguineus nessas regiões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Aristóteles Gomes Caponi, Luís Flávio Silva Botelho, Kedma Nayra da Silva Marinho, Annanda Karen de Sousa, Brenda Yasmin Aguiar de Carvalho, Maria Eduarda Alves Bonfim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.