Mucocele da vesícula biliar em canino
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n2a510.1-4Palavras-chave:
canino,mucocele,gastroenterologiaResumo
A mucocele da vesícula biliar é uma das causas de obstrução biliar extra-hepática que causa alteração do fluxo normal da bile e leva a uma série de alterações sistêmicas. O exame ultrassonográfico é de suma importância para o seu diagnóstico e precocidade no início do tratamento. Foi realizado o atendimento de uma canina, poodle, 13 anos, na Clínica Veterinária Luciana Guidolin, em Caxias do Sul (RS). A paciente apresentava desidratação, apatia e dor a palpação. O hemograma demonstrou leucocitose, as enzimas hepáticas ALT e FA apresentaram valores de 706 mg/dL e 1620 mg/dL, respectivamente. O exame ultrassonográfico apresentou imagem compatível com mucocele, com possibilidade de ruptura ou ruptura iminente da vesícula biliar. Com base nessa informação foi realizada a colecistomia. No quinto dia de internação houve piora no quadro clínico, e a tutora decidiu pela eutanásia. Após a necropsia, com os achados histológicos obteve-se o diagnóstico de ruptura hepática e peritonite fibrinosa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Érika Andrade, Leandro Gois de Almeida, Kimberli de Oliveira Duarte, Bruna Bertin Fenner, Luciana Lígia Guidolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.