Criptococose felina: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n3a524.1-5Palavras-chave:
Criptococose, criptococosefelino, fungo, itraconazolResumo
A criptococose é uma micose sistêmica de distribuição cosmopolita causada por um fungo do gênero Cryptococcus, que acomete principalmente felinos. Embora seja considerada em felinos, é descrita raramente. Um felino, macho, SRD foi atendido no Hospital Veterinário do Unibave – HVU com histórico de dificuldade respiratória, nódulo ulcerado e deformidade na região dorso nasal, apresentando descargas nasais serosanguinolentas. O diagnóstico da criptococose se deu pela anamnese, exame clínico e citológico com observação do agente Cryptoccoccus neoformans. Foi estabelecido terapia com itraconazol durante seis meses, com regressão total do quadro e sem reação ao medicamento utilizado. O objetivo do trabalho foi relatar um caso de criptococose felina onde se obteve sucesso na terapêutica empregada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Julia Daniel Damiani, Amanda Flores Teixeira, Daniel Pereira dos Santos, Lívia Gonçalves da Silva Valente, Luciane Orbem Veronezi, Guilherme Valente de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.