Estudos científicos sobre gatos ferais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n5a571.1-8Palavras-chave:
Comportamento, Felinos, Impacto ambiental, Predação, SaúdeResumo
Os gatos convivem com os seres humanos há tempos e essa relação vem se estreitando a cada dia mais, no entanto muitos problemas com¬portamentais são resultados de falhas ao avaliar as reais necessidades de um gato e suas condições ambientais. Esses problemas são a principal causa de abandono, levando os animais desde as ruas até a eutanásia. Nos ambientes urbanos, a presença de animais ferais vem se tornando uma grande preocupação de saúde pública, pois dos gatos ferais, somente uma reduzida parcela é vacinada ou possui um tutor responsável. O presente estudo teve como objetivo analisar as publicações científicas e traçar um perfil dos estudos feitos no Brasil sobre o tema “gatos ferais”. Os dados foram coletados a partir de levantamento de estudos científicos (artigos, livros, monografias, dissertações e teses) disponibilizados digitalmente em sites de busca e de pesquisa, sendo eles Google acadêmico, Scielo, PubVet, PubMed. Foram encontrados 58 estudos científicos publicados, entre 2002 a 2019, e desses, 28 estão relacionados à temática de doenças e zoonoses, 20 relacionados a predação e impacto ambiental e, 10 a comportamento animal. O início das publicações sobre o tema foi em 2002, tendo um pico em 2015, e a região sudeste do país foi onde se concentra o maior número de estudos. Conclui-se que estudos sobre o tema são carentes, sendo necessárias pesquisas que se aprofundem mais na avaliação do comportamento dos gatos ferais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Gabriel Jorge Chula Pereira, Helba Helena Santos-Prezoto, Anna Marcella Neves Dias, Leonardo Toshio Oshio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.