Pancreatite canina: O perigo na rotina dos médicos veterinários - Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n03a769.1-9Palavras-chave:
Cães, doença, gastroenterologia, pâncreasResumo
A pancreatite configura-se como uma das doenças mais comuns dentro da rotina médico veterinária. É considerada uma doença inflamatória grave, de caráter agudo e/ou crônico, e que ainda é subdiagnosticada devido a impasses existentes na determinação da doença. Os animais mais afetados são cães, de meia idade e idosos e algumas raças podem ser consideradas como mais predispostas a adquirirem a condição. Os pacientes afetados apresentam sintomatologia variada, a depender da gravidade da doença. O diagnóstico pode ser difícil devido a pancreatite possibilitar inúmeros sintomas semelhantes com outras doenças gastroentéricas. O uso combinado de estratégias diagnósticas como exames laboratoriais e de imagem, além dos dados colhidos através do exame físico e anamnese, possibilitam a análise sistêmica da condição e a escolha da terapia. O manejo terapêutico apropriado pode reduzir a morbidade e mortalidade na pancreatite.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Felipe Gaia de Sousa, Amanda Lorene Rabelo, Anna Karolina Maia Rodrigues, Débora Eliza Teixeira da Silva, Gustavo Henrique Silva Diniz, Isadora Sofia Souza Nunes, Leonardo Loures Garcia Bruno, Luan Alexander de Oliveira, Sheila Cristina Ferreira Neves, Ana Cristina Ribeiro Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.