Eletroquimioterapia em mastocitoma canino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n03a774.1-8Palavras-chave:
Câncer, cão, tumor cutâneoResumo
Este relato de caso tem por objetivo descrever como a Eletroquimioterapia assim como outras ações conjuntas tais como neoadjuvância, ressecções cirúrgicas e a quimioterapia, atuaram no tratamento de um cão com 13 anos de idade diagnosticado com Mastocitoma de Grau III, alto grau de malignidade. A escolha da melhor terapia assim como o momento certo de cada processo foi baseado no exame de citologia aspirativa por agulha fina (CAAF) e confirmado pela especificação histológica tanto da lesão quanto dos linfonodos regionais. Conhecido como tumor de células redondas, o mastocitoma faz parte do grupo de neoplasias constituídas de mastócitos, de origem cutânea ou visceral. São mais comuns em cães, representando de 7% a 21% dos tumores de pele, destes de 11% a 21% possuem variações cutâneas malignas. Assim como neste relato, cerca de 45% dos casos ocorrem em membros pélvicos, região de períneo e genitália. Registros apontam para casos em cães com média de 8 anos de idade, mas já existem relatos em que o tumor atingiu caninos mais jovens, a partir dos 6 anos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carolina Vianna Leite Otero, Elisangela Guedes Duarte, Paula Papareli de Oliveira, Taine Elia de Oliveira, Bruno De Tullio Augusto Roque Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.