Toxoplasmose: Papel real dos felinos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n12a989.1-6Palavras-chave:
ciclo extraintestinal, ciclo enteroepitelial, Toxoplasma gondii, toxoplasmoseResumo
Toxoplasmose é considerada uma doença sistêmica causada por um protozoário parasita intracelular obrigatório chamado Toxoplasma gondii, pertencente ao reino Protista, filo Apicomplexa e família Sarcocystidae. Possui um ciclo biológico heteroxênico, portanto, só pode ser completado quando possui dois ou mais hospedeiros, ocorrendo em duas fases diferentes: o ciclo extraintestinal assexuado e ciclo enteroepitelial sexuado, tendo como hospedeiro intermediário mamíferos e aves e hospedeiros definitivos os felídeos. É uma doença importante em relação à saúde pública, pois afeta mulheres grávidas, causando consequências deletérias a nível fetal. Já é sabido que os felídeos fazem parte da transmissão da Toxoplasmose, porém, diferente do que se acreditava antigamente, estes animais não apresentam um papel tão importante assim nesse quesito. O presente estudo decidiu avaliar o conhecimento de 472 pessoas a respeito disso, no qual foi concluído que a maioria dos entrevistados sabe que os felídeos não são os principais culpados na transmissão da doença. Entretanto, muitos responderam que a forma mais importante de prevenção é evitar contato com as fezes de gato ou substâncias que estejam contaminadas com essas fezes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Beatriz Suarez Alegrucci, Caio Yassuo Aguiar Ossada, Gustavo Laranjeira Pierotti, Natália Rabello de Araújo, Ed Wilson Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.