Síndrome ascítica em Melopsittacus undulatus (Shaw, 1805) devido à hipoproteinemia por nutrição deficiente
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n6a581.1-6Palavras-chave:
aves, dieta com sementes, hipoproteinemia, ração formuladaResumo
O presente trabalho teve por objetivo descrever o primeiro relato de síndrome ascética em aves de companhia devido à hipoproteinemia por nutrição deficiente, buscando apresentar dados sobre o histórico do paciente, atendimento, métodos de diagnóstico e tratamentos realizados. Foi atendido no Hospital Veterinário Professor Ivon Macêdo Tabosa da Universidade Federal de Campina Grande um exemplar de Melopsittacus undulatus apresentando um grande aumento de volume na região abdominal de aspecto flutuante há aproximadamente seis dias. Primeiramente, a ave foi avaliada clinicamente, em seguida foi submetida a exames de imagens e laboratoriais (hemograma e bioquímica). A realização dos exames de imagem possibilitou o descarte de diversas causas, como retenção de ovos, neoplasias, peritonite, entre outras. Além disso, a anamnese detectou um histórico de alimentação composta por dieta com sementes de girassol e palha de arroz. Após a avaliação dos resultados de hemograma e bioquímica, foi constatado um quadro de hipoproteinemia e anemia normocítica normocrômica em grau leve. Como tratamento, foi realizado a aspiração do líquido ascético e mudança de dieta para uma ração extrusada. Após 15 dias, o animal foi novamente avaliado, apresentando-se ativo e sem um quadro de síndrome ascética associado a um quadro de hipoproteinemia, havendo a melhora clínica após a troca da dieta de sementes por uma ração formulada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Artur da Nóbrega Carreiro, Joyce Galvão de Souza, Maria das Graças da Silva Bernardino, Luan Nascimento Batista, Moana Barbosa dos Santos Figuerêdo, Brunna Muniz Rodrigues Falcão, Danilo José Ayres de Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.