Estudo retrospectivo da tuberculose bovina no estado do Maranhão: 2013 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n6a594.1-9Palavras-chave:
Bovino, Tuberculose, Registros de casos, estudo retrospectivoResumo
A tuberculose bovina é uma doença de caráter mundial. Sendo uma das principais zoonoses identificadas em abatedouros frigoríficos. As perdas econômicas estão relacionadas à baixa produtividade, queda na conversão alimentar, reprodução e à condenação de carcaças em matadouros, por isso, os métodos de controle desta enfermidade no Brasil são definidos pelas normativas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse programa envolve a detecção e abate de animais reagentes, com base no teste intradérmico, que se baseia na reação de hipersensibilidade provocada pela inoculação do antígeno micobacteriano. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo retrospectivo do percentual de condenações de carcaças de bovinos em abatedouros frigoríficos do estado do Maranhão com base em acesso ao Sistema de Informações Gerenciais dos Serviços de Inspeção Federal e levantamento de dados de casos de tuberculose bovina em relatórios mensais de coleta de médicos veterinários autônomos habilitados no PNCEBT. Os dados encontrados por este estudo demonstra a importância da doença em âmbito estadual, Sendo que as condenações de carcaça em abatedouros frigoríficos no período de Janeiro de 2013 a Dezembro de 2018 foi de 75 condenações com destinação a graxaria, representado uma prevalência de 0,003% e os dados de casos de tuberculose bovina em mapas mensais de médicos veterinários autônomos habilitados no PNCEBT referente ao período de 2013 a 2018 foi de 20 animais positivos no total 207.557 animais examinados com prevalência de 0,009% Embora os dados de prevalência serem baixos, podemos afirmar que a doença é endêmica no Maranhão em virtude da ausência de um inquérito sorológico estadual sobre a doença. Conclui-se que a tuberculose bovina possui grande importância zoosanitária no estado do Maranhão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 José Alfredo da Silva Oliveira, Nancyleni Pinto Chaves Bezerra, Adriana Prazeres Paixão, Luciano Santos da Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.