Protocolo anestésico para Sapajus libidinosus (macaco prego) submetidos a vasectomia e laqueadura de trompas eletivas
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n8a629.1-6Palavras-chave:
Anestesia, Animais selvagens, Contenção, dissociativos, α 2-agonistaResumo
A captura, imobilização ou anestesia segura e efetiva de animais selvagens, como os macacos pregos (Sapajus libidinosus), geralmente é necessária para pesquisa e manejo, como também procedimentos cirúrgicos e diagnósticos, e dentre as espécies neotropicais, é a que apresenta maior distribuição geográfica. O gênero vem sendo utilizado em diversas pesquisas, dada a sua proximidade filogenética com a espécie humana, servindo de modelo biológico em experimentos aplicados a essa espécie. Há uma variedade de protocolos anestésicos utilizados para que a captura e o manuseio de macacos pregos seja realizada de modo simples e seguro. O objetivo deste trabalho é relatar a utilização da associação de dexmedetomidina, cetamina, morfina e midazolam para a contenção química de oito macacos-prego adultos, submetidos a dois procedimentos cirúrgicos, vasectomia nos machos e laqueadura das trompas eletivas nas femêas, tendo como meta estabelecer um protocolo de imobilização e contenção química segura e eficaz para a espécie. Durante os procedimentos cirúrgicos foram monitorados os parâmetros fisiológicos de frequência cardíaca, frequência respiratória, oximetria de pulso e temperatura retal de oito macacos prego. Ao término das cirurgias, os animais receberam atipamezole por via intramuscular. O protocolo utilizado demonstrou-se seguro e eficaz para contenção química de macacos-prego submetidos a procedimentos cirúrgicos distintos permitindo reversão dos efeitos farmacológicos ao término da cirurgia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Thiago Vargas da Silva, Marllos Henrique Vieira Nunes, Juliana Tessália Wagatsuma, Thiago Martins Souza, Alex Cardoso de Melo, Amanda da Costa Andrade, Marcelo Campos Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.