Osteomielite no membro pélvico de felino secundária à infecção bacteriana: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n8a633.1-8Palavras-chave:
inflamação, felino, lincomicina, ossoResumo
A osteomielite é definida como a inflamação óssea causada por agente infeccioso que pode ser bactéria ou fungo, abrangendo estruturas associadas como tecidos moles, periósteo e endósteo. As causas para o aparecimento da osteomielite são diversas como fraturas expostas, traumatismo e exposição óssea extensa. Os principais sinais clínicos encontrados são: claudicação no membro afetado, dor à palpação na região, edema e presença de descarga purulenta no local atingido. O diagnóstico envolve exames radiográficos, hematológicos e antibiograma. O tratamento é longo e exige persistência tanto do tutor como do profissional responsável. A melhor forma de prevenção é a atenção e cuidados em qualquer lesão que o animal apresente afim de evitar focos de infecção. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de um felino sem raça definida, com 3 anos de idade, com sintomatologia de dor, claudicação e presença de secreção mucopurulenta no membro pélvico, proveniente do município de Manaus, atendido no Centro Médico Veterinário de Manaus, abordando histórico clínico, diagnóstico e tratamento. Através do exame físico e dos exames radiográficos e antibiograma foi possível diagnosticar osteomielite. O tratamento consistiu de raspagem, remoção de fragmentos ósseos e o uso de diversos antibióticos sendo a lincomicina o fármaco de melhor ação para o tratamento. O animal apresentou recuperação satisfatória. Conclui-se que é necessário a abordagem correta mediante sinais clínicos e exames complementares como a cultura e antibiograma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Helena Dantas de Freitas, Márcio Nogueira Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.